Techinter

O que é hardware de computador e notebook?

Entenda o que é hardware interno e externo, bem como a diferença para software. Saiba como funciona e por quê é tão importante para o seu PC, celular ou console.

Atualizado há 7 meses, publicado em
Lucas Matos
o que é hardware e qual a diferença entre hardware e software
o que é hardware e qual a diferença entre hardware e software

O hardware refere-se a qualquer componente eletrônico ou mecânico de um computador, celular ou console de videogame. O principal objetivo do hardware é fornecer um ambiente físico para que o software possa executar suas funções. 

Ainda não entendeu o que é hardware? O termo é usado para diferenciar os componentes eletrônicos (físicos) do software (digital). Este último é o conjunto de instruções que controlam o funcionamento do hardware.

Veja também outras dúvidas de tecnologia e informática:

De forma mais didática, hardware é “tudo” que você toca no seu dispositivo eletrônico. Por exemplo, sua placa de vídeo é um hardware, seu monitor é outro, o bom SSD e o velho HD são mais exemplos e por aí vai… 

Qual a diferença entre hardware e software?

O que é hardware e diferenças para software
O que é hardware – Diferenças entre hardware e software

Como dito antes, hardware é qualquer peça eletrônica, como os melhores processadores, placas-mãe, memória RAM, placas gráficas, discos rígidos, monitores, teclados, mouses, caixas de som, cabos e muito mais. 

Ou seja, é a parte física do computador que é vista e usada pelo usuário, por exemplo.

O hardware serve como a base para o software do computador, pois é a série de produtos mecânicos e eletrônicos que funcionam em conjunto para permitir que o computador funcione. 

Informação

A diferença entre hardware e software é que o hardware é tangível e pode ser manipulado, enquanto o software é intangível e se baseia em códigos.

Isso significa que, quando o hardware é afetado por um dano mecânico, ele pode ser consertado ou substituído. No entanto, quando um dano afeta um software, ele geralmente requer um reparo ou uma reinstalação completa.

O hardware fornece todos os recursos necessários para executar os softwares instalados no sistema, como jogos, programas de escritório, os melhores antivírus e até o próprio sistema operacional que também é um software. 

Sem hardware, nenhum software funcionaria. E sem software o hardware poderia até ligar, mas não serviria para nada.

O que é hardware interno?

Hardware interno - Peças de um PC gamer
Hardware interno – Peças de um PC gamer

Os componentes eletrônicos do hardware são geralmente classificados como componentes internos ou externos. 

Os componentes internos são os que ficam dentro do gabinete do computador ou do celular. Sempre que você ler as especificações de um eletrônico, praticamente, cada item ali listado é um hardware.

Os componentes do hardware interno de um PC incluem a placa-mãe, a CPU, a memória, o disco rígido, entre outros. Confira:

  • Placa-mãe: É o circuito eletrônico que conecta todos os componentes internos do PC. 
  • CPU: É o componente do hardware que executa as instruções do software.
  • Memória RAM: É usada pelo computador para armazenar temporariamente as instruções do software que estão sendo executadas pela CPU.
  • Disco rígido: É um dispositivo de armazenamento de dados que guarda os arquivos e programas do computador. 

Estamos usando o computador para exemplificar, mas outros dispositivos também possuem hardwares com as mesmas funções, como é o caso dos consoles, celulares e tablets, diferenciando-se apenas no tamanho e aparência.

O que é hardware externo?

O que é hardware externos - exemplos de dispositivos de uso direto
O que é hardware externos – exemplos de dispositivos de uso direto

Os componentes de hardware externo são os mais “tocados” pelos usuários e incluem o teclado, mouse, impressora, monitor, caixa de som, controle de videogame, headset, entre muitos outros. 

  • Teclado: É um dispositivo de entrada que é usado para digitar texto e fornecer outros comandos para o computador. 
  • Mouse: É um dispositivo de entrada que é usado para controlar a posição do cursor na tela do monitor. 
  • Impressora: É um dispositivo de saída que usa tinta ou toner para imprimir documentos em papel. 
  • Monitor: É um dispositivo de saída que exibe as informações em forma de texto ou imagens na tela. 
  • Caixa de som e headset: São dispositivos de saída que produzem som a partir dos arquivos de áudio armazenados no computador.
  • Controle de videogame: Ele substitui o mouse nos consoles e é usado para controlar ações dentro do jogo e também a troca de menus e aplicações do sistema do aparelho.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis e que você agora saiba o que é hardware, os principais componentes internos e externos de um computador e qual a diferença entre hardware e software.

Se gostou, não deixe de ver também quais são os PCs gamers com os hardwares mais caros.

Lucas Matos

Lucas Matos

CEO e Editor-chefe

CEO, Fundador do Techinter e Editor-chefe. Estudante de Engenharia Civil e dono de um micro e-commerce de eletrônicos. Viciado em tecnologia, games, filmes e música boa.

O que achou do artigo? Comente!